quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ESVAZIAMENTO DE AXILA OU LINFADENECTOMIA


Bú! Nome feio e processo que assusta a maioria das pacientes de câncer de mama. O que é isso???Literalmente, consiste na remoção cirúrgica de um ou mais grupos de linfonodos

O que são os linfonodos? Segundo o wikipédia: 
"Os linfonodos ou gânglios linfáticos são pequenos órgãos perfurados por canais que existem em diversos pontos da rede linfática, uma rede de ductos que faz parte do sistema linfático. Atuam na defesa do organismo humano e produzem anticorpos".

Não quero fazer aqui um texto muito complexo e técnico pois não sou médica. Gostaria de passar para vocês a experiência que EU tive no MEU caso e como lido com isso até hoje - e vou lidar minha vida inteira!

- No meu caso (retirada do quadrante da mama, axila negativa), não foram retirados 100% dos linfonodos, mas foi retirada uma boa parte.
- No início: meu braço ficava endurecido e sem sensibilidade, o que me incomodava muito.
- Faço drenagem pós-cirúrgica há 1 ano e meio - antes, eram 2x por semana, agora faço uma vez somente. No geral, consigo ficar 15 dias sem incômodos maiores. O importante é não deixar o braço reter líquidos e inchar. Na drenagem, o líquido vai sendo desviado para os linfonodos de outras partes do corpo.
- No começo, por causa da limitação natural dos movimentos pós-cirurgia, o braço fica fraco, mas aos poucos vai voltando ao normal. Sua mama também vai ficar inchada e com o tempo vai melhorando.
- MEXA-SE! É importante mexer o braço e fortalecê-lo. Recomendo: PILATES! Fiz 8 meses e acho que foi fundamental! Depois, a academia também é importante, mas com moderação, respeitando seus limites. Ficar sem fazer exercícios não dá!

EVITE:
  • Usar pulseiras apertadas ou pesadas, relógios, anéis, alianças.
  • Cortes
  • Fazer unha com alicate. Use removedor de cutículas. Tenho todas as dicas sobre o assunto aqui.
  • Peso exagerado - você pode ir pegando a medida que for fortalecendo seu braço, mas sempre com limites.
  • Movimentos repetitivos - cansa a musculatura.
Você não está limitada!! É algo que você terá que se adaptar e conviver para sempre, mas é perfeitamente possível! Converse com seu médico sobre as possibilidades de seu caso!

ATENÇÃO: Quem fez esse procedimento tem POR LEI o direito de isenção de impostos na compra de um carro automático. Dirigir o carro manual é possível, mas sacrifica muito o braço. Você poderá tirar a isenção de ICMS, IPI, IPVA e IOF. Vale muitooo à pena!! Informe-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário