segunda-feira, 30 de abril de 2012

CÂNCER DE MAMA



O nome é feio,  o povo nem gosta de falar, mas a doença pode não ser tanto se for diagnosticada precocemente. Vamos tentar esclarecer as coisas?

Primeira coisa: Não é C.A. e nem "aquela doença". É câncer e ponto final. Nada de tabu, nem com o nome nem com a doença.

O QUE É CÂNCER DE MAMA?
O câncer de mama é um tumor maligno nos seios. Ele é originado por uma multiplicação exagerada e desordenada de células, que formam um tumor. Ele é maligno quando suas células tem a capacidade de originar metástases, ou seja, invadir outras células sadias à sua volta. Se essas células chamadas malignas caírem na circulação sangüínea, podem chegar a outras partes do corpo, invadindo outras células sadias e originando novos tumores.

MITOS E VERDADES
Existem vários mitos e verdades sobre o câncer de mama, que podem atrapalhar o entendimento e a prevenção da doença:

VERDADES:
  • Hereditariedade:  Mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) tiveram a doença antes dos 50 anos apresentam maior risco;
  • Quem teve a primeira menstruação precoce (11 anos ou menos) ou menopausa tardia (após os 50 anos) tem risco de ter câncer de mama;
  • Quem teve a primeira gravidez após os 30 anos ou não teve filhos também constituem fatores de risco;
  • Mulheres obesas ficam mais suscetíveis à doença. O excesso de peso é prejudicial porque o tecido gorduroso aumenta os níveis de estrogênio. 
  •  A terapia de reposição hormonal pode ser um fator de risco. A terapia costuma ser usada em mulheres na pós-menopausa para melhorar os sintomas do climatério e reduzir a osteoporose. "Porém, o uso de estrogênio e progesterona compromete as alterações que as glândulas mamárias sofrem com o avançar da idade. Isso aumenta o risco de câncer de mama quando o uso é por tempo prolongado", diz o oncologista Sérgio Simon
  • Praticar uma atividade física ajuda na prevenção. Cerca de 30 minutos de caminhada são suficientes. O ideal é fazer exercício aeróbico 3 vezes na semana.
MITOS:
  • Homens não têm câncer de mama. MITO! O número de casos é muito menor, mas eles existem sim. Os homem não precisam fazer tantos exames periódicos como as mulheres, basta apenas ficarem atentos e procurarem um médico a qualquer alteração detectada.
  • Desodorante antitranspirante causa câncer. MITO! Não existem estudos que comprevem isso.
  • Quem não tem histórico familiar nunca terá tumores nos seios. Mito - Nenhuma mulher está imune ao câncer de mama. O risco básico de qualquer uma de nós desenvolver esse tipo de tumor é de 12%, mesmo sem casos na família. Uma em cada oito brasileiras de até 70 anos vai ter a doença. 
  •  Emoções negativas como estresse, mágoas e raiva podem causar câncer. Mito - "Nenhum tipo de câncer surge a partir de sentimentos negativos. Por mais profunda que seja sua mágoa, tristeza ou depressão, essas emoções não têm a capacidade de se transformar em tumores. Isso é uma grande mentira", esclarece Sérgio Simon. 
  • Faço o autoexame, apalpando meus seios em busca de caroços. Não preciso de outros exames. Mito - O autoexame das mamas é uma prática positiva, que deve ser estimulada. Contudo, ele não é capaz de detectar vários tipos de tumores, especialmente aqueles em fase inicial, com maiores chances de cura. De acordo com a recomendação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para obter um diagnóstico precoce é preciso consultar um médico, realizar exame clínico de mama e fazer a mamografia.
  • Próteses de silicone podem causar câncer. Mito - Não há relação entre câncer de mama e próteses de silicone. O único problema é que o implante pode dificultar o diagnóstico de tumores. 
Não adianta agonia e desespero. Se você tiver que ter a doença, você terá e não adianta fugir. O grande lance é descobrir cedo.E para isso não tem stress: existem diversas precauções que você pode tomar, como visitar regularmente seu ginecologista e fazer ultrassom/mamografia.

AUTO-EXAME
Mas tem algo que você mesma pode fazer: o auto-exame. ISSO É FUNDAMENTAL, mas não substitui o exame do médico! Conte sete dias depois do inicio da sua menstruação. No banho, levante o braço e vá apalpando desde a axila até o seio todo. (foto) 



Se, por acaso, você sentir um caroço em seu seio não necessariamente significa um tumor maligno! Existem tumores comuns de aparecerem nas mamas, chamados de cistos e fibroadenomas. Esses são, em sua maioria, benignos e possuem um crescimento mais lento, não ultrapassando um certo tamanho, além de não se espalharem por outros órgãos. 

FIQUE ALERTA! Tanto o tumor benigno quanto o maligno não doem, por isso, tome cuidado! Sentiu algo, procure um médico. Essa é a primeira coisa a se fazer. Ele irá te encaminhar para fazer ultrassom ou mamografia. Ambos os exames são super tranquilos. Caso haja algo estranho, ele te encaminhará a um mastologista – mesmo assim, isso não significa que você tenha algo sério, viu? Nada de desespero. 

SINTOMAS
Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a uma casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. 

 A mulher também pode notar uma deformidade na suas mamas, ou as mamas podem estar assimétricas. Nos casos mais adiantados pode aparecer uma "ferida" (ulceração) na pele com odor muito desagradável. 

É fundamental que conhecer suas mamas e saber quando alguma coisa anormal está acontecendo. Por isso, nosso recado final é: SE TOQUE!

Um comentário:

  1. Oi Paulinha parabéns pela iniciativa, adorei,
    estarei aqui sempre pode contar comigo e com o grupo que administro, o "Blogueiras Vips de Salvador.
    Não vi a aba para se seguir!
    Conheça lá os meus blogs
    Bjs da Ana
    www.ananosalto.blogspot.com
    www.abelasemijoias.blogspot.com

    ResponderExcluir