quinta-feira, 28 de março de 2013

Vida Após o câncer de mama!



Faz tempo que estou querendo escrever um post assim, simplesmente para matar a curiosidade das diversas pessoas que me perguntam: e a vida após um câncer de mama? A resposta é única: NORMAL. As coisas vão se normalizando, o corpo vai reagindo e voltando ao que era antes.
Espero que esse texto fique prático, objetivo e que te ajude a tirar todas as suas dúvidas. Como não quero me estender, prometo fazer posts separados sobre cada assunto!

CICATRIZES: a depender do organismo, vão clareando até ficarem imperceptíveis. A pele vai se regenerando!

QUEIMADURA DA RADIOTERAPIA: Ela fica por um tempo, mas sai. O ideal é ajudar com um hidratante potente para que a pele se recupere. Nada de Vasenol e afins! Eu aconselho o Cetaphill Restoraderm ou o Nutraplus. É SUPER importante passar filtro solar no corpo todo, principalmente no local, mesmo na parte que fica coberta pela roupa. O calor faz a pele escurecer, mesmo que não fique exposta.


CABELOS, CÍLIOS E SOBRANCELHAS: A grande pergunta é: e os cabelos, cílios e sobrancelhas? Voltam a crescer? A resposta é SIM! E pouco tempo depois do fim da quimioterapia. Os meus cabelos nasceram lisos, meio acinzentados, mas já voltaram o normal! Tem vezes que os cabelos voltam até em maior volume do que eram antes.

REMÉDIOS: O único remédio que tomo em relação ao câncer é o citrato de tamoxifeno. Ele é um bloqueador hormonal, que evita que passe hormônios para as mamas e precisa ser tomado por 5 anos. Ele têm uma série de efeitos colateriais, mas a única coisa que acontece comigo é a menstruação ficar desregulada. Tem gente que tem, principalmente, muitos calores, tipo uma menopausa.

ALIMENTAÇÃO: TEM que mudar, não tem jeito. Quem estiver acima do peso, PRECISA emagrecer. Faça umma consulta urgente com um nutricionista e comece a dieta AGORA! Eu fiz isso e perdi 11kgs.

ESPORTES: Eles são fundamentais! Fazem com que o citrato de tamoxifeno atue melhor em seu corpo, seja mais eficaz. Além disso, eles fazem bem para o corpo em vários aspectos e para sua autoestima!

AUTOESTIMA – Ela é a base para uma excelente vida após o câncer. Você teve uma doença séria, se salvou, então nada mais pode te vencer. Lute para mantê-la elevada, acostume-se com seu novo corpo e corra atrás da sua felicidade!

RELACIONAMENTO – Nem todos os caras entendem o que é a doença, muitos não sabem conviver com algumas cicatrizes. Pena deles, que vão deixar de ter uma nova mulher ao lado, uma guerreira, uma lutadora. Se seu namorado / marido / paquera sumiu durante a doença, é a deixa para você riscá-lo da sua vida e arrumar outro. Vai aparecer alguém esclarecido, que não esteja nem ai para suas cicatrizes. Se seu parceiro ficou com você e te ajudou nesse processo todo, Isso é um grande indício que você tem uma pessoa especial ao lado. Tudo mais é questão de diálogo e cabeça boa!

ESVAZIAMENTO DE AXILAS – É um processo que pode acontecer na cirurgia de retirada do câncer de mama como precaução. Isso não é sinal de invalidez! O aspecto do meu, pelo menos, continua igual. O que acontece é que o braço passa a não mais distribuir o líquido pelo corpo. As limitações disso são: não pode ter cortes, usar anéis ou pulseiras apertadas, carregar peso em excesso e forçar muito. Por isso, eu fiz muito pilates, academia e faço drenagem desde então. Não é nada que não dê para adaptar!

RECONSTRUÇÃO – Há casos e casos: tem vezes que é possível fazer logo a reconstrução, outras vezes não. Quem não puder, infelizmente é um processo que precisa ser passado. Aconselho, nesse meio tempo, o uso de sutiãs com próteses externas! E quando der para fazer… faça! Tem gente que deixa pra lá, relaxa. Por mais insignificante que isso pareça, ou por mais que vc ache que está acostumada, quase sempre interfere na autoestima. Faça por você! Eu fiz e não me arrependo!

FERTILIDADE – Vai depender muito do caso, mas é possível SIM ter filhos após ter feito o tratamento de câncer. Existem vários casos para comprovar!

MÉDICOS – Os exames de rotina vão ser frequentes. 3 em 3 meses, 4 em 4, 6 em 6, vai depender. Meu conselho? Escolha uma equipe de médicos competentes e que sejam boas pessoas também. Gente do bem e de fácil convivência vai ser fundamental.

Sabe o que mais? SE JOGA NA VIDA E RETOMA O TEMPO PERDIDO!

Acho que é isso gente! Mais alguma dúvida?
Beijos
Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário