quarta-feira, 12 de junho de 2013

QUIMIOTERAPIA E BELEZA


Se você estiver se perguntando o que uma coisa tem haver com outra, eu te respondo: T-U-D-O!
Decididamente, falando com conhecimento de causa, a beleza é uma grande aliada durante o tratamento de câncer, principalmente no de mama.

Sempre fui muito vaidosa e não deixei de ser quando fiquei doente. Nesse meu processo de cura, principalmente durante a quimioterapia, que a minha vaidade foi fundamental para que eu passasse esse tempo de forma tranquila e alto astral.

Cabelos
Quando acontece o diagnóstico, a primeira coisa que a maioria das mulheres pensa é "vou ficar careca!". A maioria fica sim, e daí? A queda do cabelo geralmente acontece pois a quimioterapia bloqueia as células em crescimento no corpo: os pelos e o câncer. Não existe "almoço de graça", né? É algo que se tem que passar, mas é temporário. Os cabelos voltam a crescer bem rapidinho, logo após o fim da quimio.

Existem várias formas de amenizar isso! Aconselho as perucas de cabelo natural sob medida (são mais caras do que as sintéticas, mas ficam muito mais bonitas e incomodam menos!) e os milhares tipos lindos de lenços que existem por ai! Aproveite a moda dos turbantes! Confira alguns modelos da linda especialista no assunto, Thaís Muniz

Maquiagem
Essa será sua melhor amiga. Pode ser que você tenha alguma reação de pele. Se isso acontecer, teste maquiagens hipoalergênicas (Clique aqui para ler um post sobre o assunto). Eu não tive alergia nenhuma, graças a Deus! Pude usar tudo e as dicas básicas que posso dar são:

- Use primer, que é uma pré-base, que tira a oleosidade da pele. Ele vai ajudar a fixar o desenho das sobrancelhas.
- Base e pó - Também são bons aliados, só tome cuidado se você estiver sem cílios, pois os grânulos podem entrar no olho.
- Sombras - podem ser usadas. Se for sombra em pó, a dica é colocar 1 gota de água no pincel, para que ela fique mais consistente. Cuidado para não entrar nada no olho!
- Lápis de olho - também pode ser usado. Como os cílios caem, você pode ficar meio sem noção da linha limite para dentro do olho, por isso, cuidado! Vá treinando que dá td certo!
- Demaquilante - para evitar mais alergias, eu usei - e uso até hoje - shampoo Johnson´s ou óleo Johnson´s.

Unhas
Pinte suas unhas, mesmo que você não tenha esse costume. Com a quimioterapia as unhas ficam arroxeadas e podem ficar quebradiças. O esmalte ajuda nesse processo. Como ele também pode dar alergia, existem marcas hipoalergênicas (clique aqui para ver um post sobre isso). Outra coisa importante é: NÃO USE ALICATE! Ele pode transmitir doenças! Para saber como fazer unhas sem usá-lo, clique aqui.

Não tem necessidade nenhuma de você se sentir mal com sua aparência! Esse é o momento que precisaremos reinventá-lá. Se você não é muito vaidosa, essa é a hora de começar!!!

O exemplo de Flávia


Hoje não tem como falar de beleza + quimioterapia e não citar Flávia Flores! Ela tem 35 anos, é uma ex-modelo e empresária de Santa Catarina que está dando uma aula sobre como passar o tratamento de câncer de mama sendo linda e charmosa! Para divulgar isso, ela criou um blog e uma fanpage, ambos chamados Quimioterapia e Beleza.

Ela reverteu o susto e em uma atitude linda para ajudar as pessoas. Confira o depoimento dela:

"Me chamo Flavia Schneider Flores Lopes, tenho 35 anos e em outubro de 2012 fui diagnosticada com um câncer de mama, então a casa caiu! Morava em São Paulo, pois trabalho com moda há 22 anos - então voltei pra Florianópolis, minha terra natal e onde minha família está. Fiz mastectomia radical com reconstrução imediata em novembro; meu namorado me largou. Dezembro comecei a quimio então resolvi criar um projeto que se chama "Quimoiterapia e beleza" - um canal para devolver a autoestima e vontade de viver do paciente de câncer. Pra mim, a autoestima elevada é o segredo de um tratamento bem sucedido, por isso eu me fantasio todos os dias e encaro uma personagem diferente pra afastar o mau humor e atrair o bem. Já fiz um filho, plantei arvores, estou escrevendo um livro, saio, danço, me divirto, vejo os pequenos detalhes em tudo, sinto a energia das pessoas, adoro ajudar, ouvir, viajar, conversar, namorar, dormir e acordar; tenho mil historias para contar. Termino o tratamento quimioterápico em março do ano que vem e serei avaliada; então continuarei o tratamento com radioterapia e remédios; mas isso é problema do meu medico! Eu vou ser feliz".

Vejam no vídeo abaixo como Flavinha é linda, do bem e alto astral!


O câncer não me fez deixar de ser quem eu sou. Não deixe ele fazer isso com vc!

Bjs
Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário