segunda-feira, 21 de maio de 2012

MAMOGRAFIA


Hoje vamos falar de um assunto super importante e necessário para todas as mulheres: A MAMOGRAFIA

O que é a Mamografia?
A mamografia é um exame das mamas, um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos. Esse exame de rotina é uma das melhores oportunidades de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas até dois anos antes dela ser palpável. Ou seja, se você tiver um tumor maligno ele vai ser descoberto
antes de conseguir detectar antes do médico conseguir apalpar. Esse diagnóstico precoce garante uma chance de cura de 95% do câncer de mama e também a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer.

Quem deve fazer?
É recomendável que a mamografia, com ou sem exame clínico das mamas, seja realizada a cada 1-2 anos em mulheres com 40 anos ou mais. Se a pessoa tiver histórico familiar de câncer de mama, pode fazer a mamografia mais cedo, aos trinta e cinco anos ou cerca de dez anos antes do parente de primeiro grau que teve câncer de mama. Exemplo: Se sua mãe teve câncer de mama aos 35 anos, você deve fazer a sua aos 25 anos.





Quando fazer?
Apenas um dia, uma vez por ano. Arrume um tempinho e marque na agenda! É o dia de se cuidar e fazer efetivamente algo por você e pela saúde.

Como é feita a mamografia?
Um técnico treinado em mamografia realiza o exame com um equipamento especialmente projetado para isso. O procedimento produzirá uma compressão, por alguns segundos, em cada mama, em algumas posições diferentes.

Qual é o tempo de duração?
O exame completo geralmente leva apenas 15 minutos. Normalmente, o técnico tirará duas ou mais radiografias de cada mama depois que a mesma tenha sido ligeiramente comprimida até ficar com uma espessura mais uniforme. Essa compressão proporciona uma mamografia clara e detalhada, reduzindo a quantidade de exposição aos raios-X.

Mamografia dói??
O procedimento produz uma sensação de pressão ou constrição por apenas alguns segundos. Se sentir desconforto, informe ao técnico. Para minimizar essa possibilidade, tente marcar sua mamografia logo após sua menstruação, quando as possibilidades das mamas estiverem sensíveis é menor.

Esse é um exame super importante, pessoal! Infelizmente, apesar do câncer de mama ser altamente curável, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer ( Inca) é que o Brasil registre mais de 50 mil novos casos de câncer de mama por ano.

Se um simples exame periódico pode garantir um diagnóstico precoce e salvar sua vida, pq não fazer? Sei que muitas pessoas não têm plano de saúde, mas esse é um direito garantido pela lei 11.664. Não dá para deixar é de insistir!

Beijos
Paula
@mulherzinha_

Nenhum comentário:

Postar um comentário