terça-feira, 8 de maio de 2012

CHECK LIST PRO CÂNCER DE MAMA


Mesmo se você que me lê não tenha a doença, certamente conhece alguém que tem. Mesmo que o tratamento seja diferente em muitos aspectos, acho que existem algumas coisas "comuns" a todos os tipos da doença. Por isso, fiz aqui uma lista de coisas que podem ajudar o paciente no decorrer do tratamento.
  • DIGANÓSTICO: Quando descobrir a doença, respire fundo e não se desespere. Câncer é um tabu. A palavra é feia e assusta, mas a medicina está tão avançada que você, certamente, terá diversas opções de ajuda. Use o termo "tumor maligno" para aliviar o impacto na hora de contar para as pessoas. Espere fazer TODOS os exames para seu médico dizer exatamente que tipo de câncer vc tem e que estágio está antes de pensar qualquer coisa. 
  • INFORMAÇÃO É TUDO! Apareceu o problema? Veja como resolver!!! Faça TUDO que for possível. Eu tive a sorte de ter pessoas da área na minha família para me explicarem mais direitinho do que o médico fez. Você DEVE se tornar uma expert no assunto para ver que ele é sério, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.
  • MÉDICOS: Procure saber quem é o melhor oncologista de sua cidade. Pesquise nomes na internet e peça indicações. Se não tiver plano e não puder pagar de jeito nenhum, parta para a opção do SUS, mas tente sempre alguma alternativa mais interessante.
  • Outra dica importante: Fique a vontade com seu médico. Escolha uma pessoa segura, mas que seja simpática, para que vc tenha a liberdade de tirar todas as dúvidas. Meu oncologista é maravilhoso: referência, seguro, inteligente e bem-humorado. Essa não é a hora de cara feia e grosserias. VOCÊ merece ser mimada e não destratada por uma pessoa que deveria te ajudar.
  • Geralmente você vai ser assistida por médicos das seguintes especialidades: ONCOLOGISTA (é o especialista em câncer, que vai comandar todo o tratamento),  MASTOLOGISTA (é o especialista em mama, ele deve te operar e tirar o câncer), NUTRICIONISTA (é interessante pois ele passará uma dieta. Uma tendência de quem faz quimio é engordar em muitos casos), CIRURGIÃO (Plástico, para avaliar / realizar sua reconstrução), RADIOLOGISTA (que vai fazer a ressonância e avaliar a situação do câncer com seu onclogista) e PSICÓLOGO (é FUNDAMENTAL cuidar da cabeça!!).

  • TRATAMENTO: Uma das primeiras informações a se saber é: CADA CASO É UM CASO. CADA QUIMIOTERAPIA (OU RADIOTERAPIA) É ESPECÍFICA PARA CADA PACIENTE. Dentro de um tipo de câncer, existem várias categorias. Por exemplo, o meu é câncer de mama mas foi do tipo "carcinoma ductal invasivo). Ela varia de pessoa para pessoa, por causa do histórico e estágio em que ele está. Por isso, cuidado com as pesquisas na internet! Elas podem te apavorar sem necessidade. Normalmente vc vai ver casos bem mais feios que o seu!
  • EFEITOS COLATERIAS: Tive 8 doses de um tipo remédio de quimioterapia - onde eu senti náuseas, muito sono, fadiga, mas nada fora do normal. Podem haver dores no corpo, mas também não é nada que um analégisco comum não resolva. Se vc ficar se entregando a qualquer dorzinha, você não vai viver sua vida! Só repare para que ela seja suportável e não anormal. Peça ao médico para passar um remédio para dores de fracas a médias e outro para dores fortes. CUIDADO com remédios que atacam o fígado. Pergunte sobre isso ao seu médico!
  • CIRURGIA Ela VAI acontecer, antes ou depois da quimio. Eu já fiz sete, por outro motivos nada haver com esse, então isso para mim não é nada. Como eu disse antes: escolha bem seu médico para que você esteja segura na hora da cirurgia. Eu, pelo menos, ganhei peitos novos!!!! No meu caso, por causa do meu tipo de câncer, optaram por me tratar antes e operar depois. Eu fiz uma quadrantectomia e, na mesma hora, fiz a reconstrução. Não tenha medo da cirurgia! Pense que ela vai te livrar de todo o mal!
  • RECONSTRUÇÃO Pode acontecer logo, como foi comigo. Pode acontecer depois também. Se for seu caso, pense que isso será algo temporário. Mesmo que você não faça imediatamente, você REALIZARÁ SUA RECONSTRUÇÃO. Coloque isso como meta.
  • RECEITAS MILAGROSAS Uma das primeiras coisas que meu médico falou foi: NÃO TOME NENHUMA MANDRACARIA NATURAL! Existem muitos chás e misturas que interferem no tratamento, por isso termina sendo perigoso. Você VAI receber indicações, ouvir pessoas falando que "fulano lá no interior onde o vento faz a curva, tomou um suco de folha que curou do câncer". Existem algumas opções: ou é lenda, ou é mentira, ou foi um tipo totalmente diferente do seu. Não existem estudos que comprovem isso. #EVITE.  
  • ENJÔOS Isso é MUITO IMPORTANTE. Náusea é diferente de vômito. Náusea é o enjôo, aquela sensação de fastio, gosto ruim na boca e etc. Vômito todo mundo sabe o que é! Aqui na Bahia dizem que é "chamar o Raul". Bom, graças a Deus eu não chamei o Raul nenhuma vez. Existem três níveis de remédios para enjôos e vômitos (não vou citar marcas). Vamos chamar de tipos 1, 2 e 3, sendo que o 1 é o mais leve. No primeiro momento, os médicos vão te passar o 1. Bata pé firme e diga que você quer o 3!!!! O 3 é caro, mas vale MUITO A PENA (faça uma vaquinha com a família!). Não passar mal é um dos fatores FUNDAMENTAIS para ficar bem nesse momento crítico da sua vida.
  • DÚVIDAS Isso é FUNDAMENTAL. Pegue papel e caneta para anotar TUDO que estiver na sua cabeça, mesmo que você ache que é idiota. Minha primeira pergunta foi: POSSO USAR ESMALTE E MAQUIAGEM? hehehehe! Geralmente pode, tranquilamente. Eles vão ser super aliados seus! Pergunte coisas como: posso fazer sexo (pode, mas com ressalvas! Veja como é no seu caso)? Posso sair a noite? Posso comer que tipo de comida (a nutri vai ajudar, mas o oncologista pode adiantar)? Posso fazer esportes? A menstruação muda? E assim por diante.
  • CONTANDO AOS AMIGOS É um PORRE contar para todo mundo. Vc termina tendo um discurso pronto. Tem gente que acha que vc vai morrer, que chora, que faz drama e.... OPA! A paciente é você!!!!!!! Fuja do drama! Meu conselho é: no primeiro momento, fale somente com as pessoas MUITO próximas. Depois que você já estiver com TUDO esclarecido, você fala com seus amigos de balada, trabalho, academia e etc. Sabe o que eu fiz? Mandei um email pra geral! Por mais que pareça frio, achei que foi melhor pra mim. Fora os amigos, muita gente CHATA E SEM NOÇÃO, que não tem intimidade com vc, vai querer saber dos detalhes.
  • CABELOS. Esse conselho é SÉRIO! Logo depois que o médico me disse que tipo de câncer eu tinha ele disse "seu cabelo vai cair TODO por causa da quimio". E caiu (digamos 98%). Eu fiz a besteira de cortar o cabelo curto, tipo de homem. Mesmo assim foi uma DROGA! Caia MUITO cabelo!!! Tinha milhares de cabelo pela casa toda, na roupa de cama, cabelo caindo na minha cara, no chuveiro. Depois ficaram uns fioszinhos feios!!!! A careca lisa é bem melhor. Meu cabelo caiu antes da segunda quimio. Detalhe: a cabeça fica um pouco quente, mas não dói. Ahh! Os pentelhos caem e também não crescem! hehehe! Você vai, pelo menos, economizar o dinheiro da depilação! A má noticia é que a sobrancelha cai e os cílios tb. Se você tiver tempo hábil, pergunte a seu médico se você pode fazer a TATUAGEM na sobrancelha. A de henna sai rapidinho e não adianta. Você pode também desenha de lápis de maquiagem. Fica bom!!!! Os cílios caem - os meus não cairam todos - mas nada que um delineador preto não resolva! Acho que fica estranho se não colocar maquiagem nenhuma. 
  • PERUCAS Outro tema importante. Elas são necessárias pois fazem parte da auto-estima. Já pensou se, durante o tratamento, aparece o casamento da sua melhor amiga? Você não pode deixar de ir, só que também não vai careca. DICA: NÃO comprem perucas de cabelo sintético! São mais baratas, mas duram menos, estragam logo, ficam com um aspecto feio e APERTAM LOUCAMENTE! A minha foi feita sob-medida, de cabelo humano, então posso cortar, passar secador, chapinha e etc. Quem foi de Salvador e redondezas, me avisa que eu indico o local que eu comprei. O preço não é tão absurdo! Ah, e cabelo é só cabelo, viu? Ele começa a crescer assim que a quimio acabar.
  • LENÇOS Eu uso mais quando tem uma visita em casa ou no trabalho quando estou afim. Você pode usar lenços como turbantes, eles estão super na moda e tem cada um lindo!! Tenho rosa, roxo, de oncinha, florido e etc. Coloca o lenço bem amarrado, joga um brincão, batom vermelho e vai a luta!!!!!
  • CABEÇA OCUPADA Converse com o pessoal do trabalho. É importante que eles façam conseções e tentem adaptar suas demandas. Os meus foram maravilhosos! Como grande parte do tempo estive bem,  trabalhei "quase" normal. MAS ATENÇÃO: Você vai cansar mais que todo mundo! Por isso, é importante cumprir os horários mas se preservar, descansar.
  • DIRETOS DO PACIENTE COM CÂNCER Bom, existem alguns direitos trabalhistas para pacientes com câncer. Pelo que li, SE vc for demitida por isso, pode entrar na justiça pois preconceito é crime. Agora, se vc estiver mal e precisar ficar em casa, você tem direito a 15 dias de licença médica e depois terá que ir ao INSS para um afastamento. Eu não precisei pois estou adequei minha agenda e a galera na empresa em que eu trabalho foi bem justa comigo.
  • CUIDADOS BÁSICOS A Clínica AMO, que eu frequentei aqui em Salvador, preparou um manual super bacana que vc deve ler. Alguns cuidados básicos são:
  1. Gengivas (escove os dentes com maior frequência, usando exaguante sem álcool e outros remédios que o médico vai passar)
  2. Use filtro solar maior que 30 (mesmo que não saia de casa! Alguns remédios deixam a pele escura)
  3. Líquidos - beba MUITA água e, se possível água de côco.
  4. Prisão de Ventre ou diarréia - cuide da alimentação para que isso não aconteça. Fale com a equipe médica sobre o assunto.
  5. Evite locais aglomerados como carnaval, festas de largo, locais fechados com muitas pessoas e etc
  6. Evite encontrar pessoas com gripe ou viroses, mesmo que seja de longe.
  7. Não tire as cutículas das unhas - vc pode fazer a unha empurrando e hidratando!
  8. Fique atenta à febre. Se der a partir de 38º fale com a equipe médica
  9. Qualquer sintoma extremo deve ser comunicado.
  10. Evite carregar peso, subir escadas e coisas que demandem muito desgaste.
  11. Se puder, coma comidas orgânicas, de fazenda. Principalmente quem tiver câncer de mama, evite frango com hormônimo e soja.
  • DESABAFE: Mesmo que você esteja bem ou frequentando uma psicóloga, acho legal fazer um diário ou um blog para desabafar e organizar as idéias.
  • AMIGOS: Essa é a hora que você vai ver quem é seu amigo. Algumas pessoas vão querer estar junto, te visitar, ligar e etc. Outras vão sumir, já que você não poderá ficar badalando. Não fique apurando. Tem gente que não entende mesmo a situação. Paciência. Você vai ficar satisfeita com o apoio de pessoas que você menos espera. Ah! Uma boa dica é fazer coisas em casa! Assistir um filme, fazer uma noite das amigas e etc.
  • AMORES: Se você está solteira, vai ver que, provavelmente os paquerinhas também vão S-U-M-I-R! Você saberá quem riscar do seu caderninho. Afinal, precisa ser muito MACHO para ficar com uma mulher careca, né? Se você tem uma relação bacana, acredito que não haverá problemas. Procure conversar bastante e coloque seu amor do seu lado nas consultas e etc.
  • AUTO ESTIMA É difícil, mas é importante não deixar a peteca cair. Tenha nos acessórios femininos seus maiores aliados! Use e abuse de lenços, brincos grandes, óculos, maquiagem, anéis e etc. É bom comprar algumas roupinhas também! Pode parecer fútil, mas essa "montação" é bacana para você se sentir bonita nesse momento chato.
Ai gente! Acho que o básico é isso! Escrevi demais! hahahaha!

Olha vocês fiquem a vontade para fazer perguntas a mim e tirar dúvidas. O msn papyds@hotmail.com está sempre disponivel assim como o email mulher-zinha@hotmail.com, os twitters @paulads e @mulherzinha_, além dos comentários.

Espero ter ajudado!
Beijos
Paula

Um comentário: